segunda-feira, 14 de junho de 2010

Combustíveis fósseis

Boa tarde pessoal,

Muito tem-se falado no efeito estufa, causado pelo aumento da concentração de gás carbônico na atmosfera. Falem sobre as medidas que cada um de nós podemos tomar para contribuir para a diminuição da emissão de CO2 na atmosfera.

25 comentários:

  1. Durval Fernando Vendrameto 3º EM nº 2

    -Atualmente o meio que mais emite gases que provocam o efeito estufa, eh o uso de automoveis, sendo assim, eh preferencial a utilização de transporte coletivo, evitando o acumulo de automoveis em circulaçao.

    -Evitar queimadas.

    -Insentivar a plantação de arvores, ja que absorvem Co2 e liberam Oxigerio.

    -Utilizar fontes de energia renovavel(eolica, hidraulica, solar)

    ResponderExcluir
  2. Você conhece a regra dos 3 Rs? A regra dos 3 Rs significa: Reduzir; Reutilizar e Reciclar. Qualquer um dos “Rs” só irá acontecer se houver um programa de EDUCAÇÃO da população. Use a regra e seja um cidadão “de bem” com a natureza.

    Cada um de nós é responsável pela emissão de uma parcela de CO2 para a atmosfera, pois consumimos produtos industrializados e usamos arros ou ônibus para nos locomover. Para, contribuir menos para o efeito estufa basta consumir menos (reduzir o consumo!!). Mas como fazer isso numa sociedade com tantos apelos ao consumo?
    Para cada tonelada de papel reciclado, de 10 a 20 árvores são poupadas. Isto representa uma economia de recursos naturais, as árvores não cortadas continuam absorvendo CO2 pela fotossíntese, e gasta-se a metade da energia para reciclar o papel que para produzi-lo pelo processo convencional. Uma latinha reciclada economiza em energia o equivalente ao consumo de um televisor ligado por 3 horas. Veja que quando falamos em economia de energia, isto representa uma economia de combustível que seria queimado pela indústria, que implica numa redução na emissão de gás carbônico para a atmosfera, que implica numa diminuição do efeito estufa. O Brasil é o país que mais recicla as latas de alumínio (refrigerante, cerveja) no mundo, chegando a 96% em 2004.


    Alee. acheei um site super interessante aqui que fala bem sobre Emissão de CO2, mas o site é em inglês!

    http://www.statoil.com/AnnualReport2009/en/Pages/default.aspx

    ResponderExcluir
  3. Letícia Coradi 3º ano! :D

    só a gente começar a consumir menos! Reciclar,é claro! com isso parar de cortar as arvorés...impedindo-as de absorver CO2!

    Podemos também usar lampadas fluorescentes,usar álcool nos automóveis ao invés de gasolina e investir em combustíveis renováveis como energia solar,eólica e nuclear!

    ResponderExcluir
  4. Os países industrializados são os maiores responsáveis pela emissão de gás carbônico na atmosfera. A maior parte da degradação foi causada (historicamente) pelos países desenvolvidos.
    Os EUA com 4% da população mundial, são os responsáveis por mais de 20% de todas as emissões globais de gases do efeito estufa.
    Através do Protocolo de Kyoto, acordo internacional promovido pela ONU, em vigor desde fevereiro de 2005, vários países industrializados se comprometeram a reduzir em 5% as emissões de gases do efeito estufa até 2012 em relação aos níveis de 1990. O governo do presidente George Bush se recusou a assinar o tratado. Contrários a esta decisão, prefeitos de centenas de cidades americanas assumiram compromissos para reduzir suas emissões.

    Para atingir suas metas, os países ricos podem contar com o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), que permite a compra de “créditos de carbono” dos países em desenvolvimento, como o Brasil, adotando projetos que comprovadamente reduzam as emissões de gases de efeito estufa nos setores energético, de transporte e florestal (contempla o plantio de árvores mas não a conservação de florestas já existentes).

    Os países desenvolvidos que mais emitiram gás carbônico em 2004 foram nesta ordem : EUA, Japão, Alemanha, Canadá, Reino Unido, Austrália, Itália, França, Espanha e Polônia. Os dados são do documento oficial da Convenção de Clima das Nações Unidas, 2006. (UNFCCC)

    E nós temos que saber evitar a poluicão de todas as formas de sabemoos, como usar transportes coletivos, evitar ogar lixo em encostas e rios, evitar queimadas entre muitos outros meios de preservacão ambiental que aprendemos com o Alee!

    ResponderExcluir
  5. Muito pertinente todos os comentários. Realmente podemos contribuir de maneira significativa para a redução da emissão de gás carbônico na atmosfera, consumido menos, plantando mais árvores, andando mais a pé, conscienizando nossa família da importância de se respeitar o meio ambiente. Vocês têm essa iniciativa em casa? Seria muito difícil mudar os hábitos?

    ResponderExcluir
  6. É dificil concientizar sim Ale, mas é preciso.
    Se cada pessoa fizesse sua parte, o mundo não estaria assim.

    ResponderExcluir
  7. Levando em consideração o atraso, vo fala tudo de uma vez.
    Essa história começa desde a criação, com a educação, de crianças e jovens, que cada vez mais estragam o próprio futuro. A ganância, o egoismo, e a vontade de ter o poder sobre tudo e todos, é outro grande impecílio para melhorar o nosso planeta. Grandes potências mundiais e seus respectivos líderes, não estão preocupados, com a emissão de CO2 de suas empresas, mas sim, com o lucro, com o dinheiro, e como aquilo, pode elevar seu nome como um grande líder, até o sucesso. Nada vai mudar, enquanto taís líderes, estiverem no comando, afinal, propostas, e condições de mudanças, nós temos, mas nada disso se torna viável para o mundo, porque todos pensam em dinheiro, e ninguem se preocupa, se no outro dia, vai estar vivo ou morto, desde que a conta bancária, esteja cheia de grana.

    Pra mim, mudar pra melhorar é possível e necessário, mas infelizmente, a grande minoria faz algo pra melhorar.

    Esse assunto, é complicado, acarreta vários outros, como educação, saúde e principalmente, e egoismo de pessoas q se dizem tão poderosas.

    ResponderExcluir
  8. O Luis Renato tocou num ponto importantíssimo. A Educação. Como podemos, enquanto comunidade escolar, contribuir para a educação desde os primeiros anos escolares?

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. O problema reside na impossibilidade de se reverter a cultura moderna do consumo exagerado, se esta mudança de hábitos do homem moderno fosse possível, teria que acontecer repentinamente, ou seja, agora. Assim diminuiria sensivelmente os efeitos colaterais na natureza.
    O que fazer para ajudar:
    -Conscientizar as pessoas (uma tarefa extremamente difícil)
    -Não desperdiçar água (fechar a torneira quando escovar os dentes, banhos rápidos…)
    -diminuir os poluentes emitidos pelas fábricas (incentivando-as a colocar filtro)
    -Plantar árvores (foi comprovado que ajudam a conter o aquecimento, pois elas absorvem o CO² e liberam O²)
    -Diminuir as queimadas e o desmatamento
    -Não usar sprays com CFC
    entre outras coisas


    Mayara Albiero nº14 2ºEM

    ResponderExcluir
  11. Maria Caroline Batista 2EM

    Para que se concientize a todos é necessario q se comesse d baixo ou seja as crianças ja devem ser educadas e concientizadas de um simples papelsinho q jogam na rua ou aqeles banhos demorados, o q eles causam, o q devem fazer para amenizar esses problemas, e outra, é uma forma tbm da informação chegarem aos pais, principalmente aqeles q naum tem muitas informaçõe disponiveis.
    O negocio é cada um fazer a sua parte e naum pensar q um simples papelzinho q se joga na rua vai fazer a diferença pq faiz sim, pode ter certeza q quando tiver a enchete ele vai ta la junto com todos os outros papeizinhos q pensavam q naum afetaria em nada!



    :)

    ResponderExcluir
  12. Com relação as emissões de CO2 na atmosfera, quais os maiores emissores? O que nós podemos fazer e o que o governo pode fazer para reverter tanta emissão desse gás?

    ResponderExcluir
  13. Reduzindo as taxas de desmatamento.Uma curiosidade falada por Carlos Nobre foi que se não fossem os desmatamentos, as emissões de gás carbônico do Brasil de queima de combustíveis fósseis seriam de meia tonelada de carbono por habitante/ano. Quando se acrescentam as emissões provenientes dos desmatamentos, a emissão já sobe mais uma tonelada, em média, atingindo até 1,5 tonelada de carbono por habitante/ano.

    ResponderExcluir
  14. Eu sou a favor das fraudas para as vacas \o/ hsauhsauhsausa... zuera

    bom, de um tempo pra cá muita coisa já mudou, as pessoas estão mais concientes dos riscos do aquecimento global e efeito estufa, o que até a pouco tempo era considerado lenda...
    mas nem tudo são flores, ainda há muito o que ser feito na parte de conscientização...

    mas conscientizar de que? (amo essas perguntas)

    podemos não ter o controle sobre as grandes empresas, mas atos simples como usar menos o carro (não só por poluição, mas também é saudável), não jogar lixo nas ruas, reciclar o lixo usado, entre outras ações "bobas" fazem muita diferença se for feito por bilhões de pessoas, além é claro de uma posição mais agressiva em termo de cobrança do governo para fiscalização de grandes empresas...

    vale lembrar que o efeito estufa, poluição, desmatamento estão ligados direta ou indiretamente em vários aspéctos...

    consciencia ambiental, leve adiante (sempre quis falar isso)...

    Att,
    Marcos G. F. Spirito, nº 11, 3º Ano

    ResponderExcluir
  15. Agora quanto a educação (pra variar o renato fazendo eu escrever mais... ¬¬')

    simples: eu vejo e muito escolas fazendo passeatas, destribuindo folhetos, falando de moto até cansativo sobre poluição, sobre dematamento entre outras coisas, ao meu ver a culpa não é das escolas, mas sim de uma mentalidade atrasada e sem nexo de antes.

    se pegarmos essa nova geração que tá crescendo para as geraçõs mais antigas, no geral a consciencia ambiental é estupidamente maior...

    ou seja, conscientizar crianças não basta, se quesirem mudar a situação é necessário investir em educação até dos mais velhos, já que são eles que possuem o poder...

    como diria meu pai: "burro velho só aprende com pancada...", e se quiser reduzir poluição e consequentemente o efeito estufa medidas como multas para grandes empresas, leis para rodizio de carros com multa para quem descumprir é algo a se pensar...

    até lá veremos nosso planeta morrendo aos poucos...

    abraços, Marcos Spirito, nº 11, 3º ano

    ResponderExcluir
  16. Joao Eduardo Zaratini Perdoná 2° EM n° 9

    Apesar de não sermos os únicos emissores de CO2, uma vez que a natureza contribua com meios como vulcões, somos nós que com a queima de combústiveis fósseis e seus derivados (gasolina, carvão mineral, etc.), e também com combustíveis não fósseis (alcool, etanol, etc.) mais aumentamos a quantidade de CO2.
    O meio mais importante para a diminuição, seria a concientização, porém ai está a dificuldade, pois o ser humano em geral, realmente não liga para oque está fazendo com o mundo, para que realmente fosse diminuida a taxa de CO2, seria nessessária a criação de leis que punissem a emissão exagerada de CO2 além das já existentes, como rodízio de carros, e a proibição de queimadas irregulares.

    ResponderExcluir
  17. Devemos usar os 3 r's
    Reduzir, reutilizar e reciclar, nessa ordem.

    Exemplos:

    Fazer coleta seletiva

    Evitar o uso de automóveis, se não for possível dar preferência aos coletivos e se for de carro procurar sempre andar com ele cheio dando carona para os colegas de trabalho.

    Usar os dois lados da papel, mesmo que o papel não seja derivado de combustíveis fósseis (que são os principais causadores do efeito estufa pois geram CO2 na sua queima ou decomposição) a energia que se consome na sua produção normalmente se utiliza desses combustíveis.

    Usar sacos de papel ao invés de plástico

    Dar premência ao álcool ou biodiesel em relação a gasolina.

    Economizar na conta de luz

    Passar roupa somente quando tiver juntado bastante.

    Demorar menos no banho.

    Reduzir o número de produtos industrializados

    ResponderExcluir
  18. Hoje em dia a maioria dos automoveis que são utilizados com frequencia liberam o CO2 mas o grande poluidor são as queimadas como as da cana-de-açucar.
    E para diminuirmos um pouco a emissão de CO2 na atmosfera cada um tem que fazer a sua parte e se concientizar como os fumantes que jogam o cigarro em qualquer lugar e se por acaso jogarem o cigarro em um local onde o fogo pode se propagar vai haver uma queimada que liberara na atmosfera o CO2.

    tavinho do 3°EM CNEC

    ResponderExcluir
  19. Maria Caroline Batista 2ºEM

    Os maiores emissores de CO2 são os veículos automotores e indústrias, para diminuir por parte dos veículos seria viável a utilização de transportes coletivos ou não motorizados, por exemplo, bicicleta ou mesmo caminhada, alem de praticar exercícios ajuda o meio ambiente Nas indústrias seria viável colocar filtros nas chaminés.

    ResponderExcluir
  20. Jheniffer 3ºEM
    as emissões de CO2 precisam diminuir até 2020 para q consigamos controlar o efeito estufa. E hj em dia a matriz energética é o petroleo, e carvão, q ainda existem em abundancia e emitem bastante CO2.
    Isso deveria ser trocado por fontes renováveis e limpas como energia solar, eolica, hidraulica, e manerar no uso dos automóveis, que hj se ve mais "carros" do que "gnt" RS.

    ResponderExcluir
  21. Sabendo-se que a ação do homem sobre o meio ambiente está aquecendo o planeta e que, se esse processo não for revertido, os efeitos podem ser dramáticos para as próximas gerações.
    Depois de estudos concretizados por 2,5 mil especialistas reunidos pela ONU para estudar o clima divulgaram os resultados do Painel Intergovernamental sobre mudanças climáticas (IPCC). Divulgaram conclusões que acaba nos alarmando, e que deveriam nos alarmar muito mais. Concluíram que o aumento do dióxido de carbono, metano e óxido nitroso é “ inequívoco”. Afirmam também que, no século XX a temperatura do planeta subiu 0,7°C, não por causas naturais, mas devido a liberação de gases de imensas quantidades de gases que aprisionam calor na atmosfera, resultantes da queima de combustíveis fósseis, como o petróleo, e da mudança no uso da terra – como o desmatamento e a decomposição de matéria orgânica em aterros, depósitos de lixo e lavouras.
    Revelaram dados que nos dias de hoje já estão sendo cumpridos: degelo no Ártico e na Antártida, aumento no nível dos oceanos e maior força dos ciclones tropicais.
    Os continentes que seriam mais prejudicados pelo Aquecimento Global são os pertencentes da África e Ásia. Destacando em seguida que países mais pobres, como Bangladesh, seriam mais afetados, por estar situados em áreas costeiras e mais suscetíveis ao aumento do nível do mar. Um exemplo muito explicito e que nos comprova isso, foi o terremoto do Haiti.
    Agora no caso do Brasil, as projeções indicavam a substituição gradual da floresta tropical por savanas no leste da Amazônia e períodos ainda mais prolongados de seca no nordeste.
    Aqui temos algumas medidas com base em orientações dos tais cientistas, o que eles sugerem são: cortar fundo as emissões de gases do efeito estufa, o que, na prática, significa reduzir o uso de combustíveis fósseis e ampliar a utilização de energias renováveis( como a solar e a eólica), além de aplicar novos padrões na agricultura, na construção civil, no transporte e na coleta de lixo.
    Estas são algumas das medidas, que deveriam ser seguidas, e a maior medida que deveria ser seguida a risca é o PROTOCOLO DE KYOTO ( acordo internacional destinado a diminuir os gases do efeito estufa. Prevê que os países desenvolvidos devem cortar suas emissões de CO2 e outros gases para 5% abaixo dos níveis de 1990 até 2012. Os EUA não ratificam o protocolo. Brasil, China e Índia participam, mas não têm a obrigação de reduzir as emissões, perto dos países desenvolvidos.
    E para nós cabe termos consciência, e seguir algumas medidas postadas aqui no blog, já.
    Texto feito com base em capítulos do livro Guia do Estudante- Atualidades.

    ResponderExcluir
  22. são muitas as medidas que podemos tomar, como: não jogar lixo na rua, ou melhor começar adquirir produtos que não sejam derivados de desmatamentos da amazonia, não desperdisando agua potavel, não causando queimadas, não poluindo , reciclando, e assim se cada fizer a sua parte, vai diminuir muito!


    Jacqueline 2°EM

    ResponderExcluir
  23. Meros mortais eu renovarei os combustiveis ...
    e limparei os gases poluentes ..
    podem usar mas lembren se
    Sigam a igreja

    ResponderExcluir
  24. Eu acho que já não existe jeito de acabar com efeito estufa pois milhões de automoveis, usinas entre outros lançam toneladas de CO2 na atmosfera diariamente mas se TODOS
    os países decidirem mesmo diminuir as emissões consideravelmente, com isso poderia pelomenos melhorar.
    lucas 1 col. manhã

    ResponderExcluir