quinta-feira, 3 de junho de 2010

Muito pertinente o comentário de todos vocês. O Renato falou sobre o enrequecimento de urânio. Alguém aí sabe o que isso quer dizer? Qual a porcentagem ideal para que se tenha urânio para a fabricação de armas nucleares?

30 comentários:

  1. O urânio empobrecido é ainda menos radioativo que o urânio natural (emite cerca de 60% da radiação emanada do urânio natural). Sua alta densidade (19.050 kg/m³ ou 67% superior à do chumbo) faz do urânio empobrecido um material apreciado para diversas aplicações civis e militares. No campo civil ele é usado como lastro em aeronaves e como escudo contra radiação. No meio militar é utilizado em projéteis, blindagens físicas e peças de artilharia em geral.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. a Isis já pegou as informações mais relevantes da internet, então só tenho a dizer que aprendi um pouco sobre urânio hoje... haha
    abraços

    ResponderExcluir
  4. eu também acho...mas nao sabia muito sobre o urânio...que o empobrecido é menos radioativo que o natural..e isso so tem a acrescenta no meu conhecimento

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Enriquecimento de urania é aumentar a porcentagem de urânio 235 em relação ao urânio natural, 238. Para a produção de uma bomba nuclear faz-se necessário um enriquecimento acima de 90% de urânio 235. Já para um reator nuclear de uma usina termoelétrica, o enriquecimento não deve ultrapassar 20% de 235. MARINA VALDO

    ResponderExcluir
  7. Já que fui citado como o pioneiro nesse assunto, não poderia deixar de responder...huashuahs

    O urânio é encontrado na natureza em forma de dióxido de urânio, que contém 99,284% do isótopo de urânio, mas este, corresponde a apenas 0,711% do seu peso.
    Para enriquecer o urânio, é feito um processo chama de "Separação de Isótopos".

    O método que encontrei sobre separação de isótopos, é por lasers, considerado o mais recente, e de menor custo para quem o pratica.

    Explicando o processo: os lasers se ajustam em frequências que ionizam apenas os isótopos de urânio, o qual é atraído por uma placa metalica, e posteriormente recolhido.

    Simples neh?!?!?!...huashuahs

    ResponderExcluir
  8. O IRÃ ainda esta enriquecendo uranio a 20% de pureza e para a construção de uma bomba atomica e o grau de pureza do uranio tem que ser perto de uns 90% de pureza pois assim a bomba será mais destrutiva e liberara mais radioatividade quando for detonada.

    tavinho do 3° colegial

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. O urânio é o último elemento químico natural da tabela periódica. É o átomo com o núcleo mais pesado que existe naturalmente na Terra: contem 92 prótons e 135 a 148 nêutrons.
    O urânio usado em usinas nucleares não é o natural, sendo obtido a partir dele pelo processo de enriquecimento.Como o Renato disse ele é encontrado na natureza.Existem vários "tipos" de urânio, chamados isótopos, que diferem apenas pelo número de nêutrons existentes no núcleo.
    O uranio é usado para o processo de geração de energia eletrica , intão pode ser esquematizada em três passos:
    1 - No reator: transformação da energia nuclear em energia térmica, através da reação nuclear em cadeia
    2 - Na turbina: transformação da energia térmica em energia mecânica, através da ação do vapor d'água aquecido
    3 - No gerador: transformação da energia mecânica em energia elétrica


    [...] é isso! ;)))

    JACQUELINE RAMOS PEREIRA N°8 2°A

    ResponderExcluir
  11. O Irã que desde então já enriquece urânio a um nível de 3,5%, alega que precisa fazê-lo a uma taxa de 20% para o funcionamento do reator destinado a produzir materiais para fins medicinais como por exemplo o tratamento do câncer.Este reator tem capacidade de enriquecer o material até 80%, pouco abaixo dos 90% necessários para a fabricação de uma bomba.Todo esse procedimento de enriquecimento do urânio repercutiu no mundo, pois países do Ocidente liderado pelos Estados Unidos estão contra o procedimento feito pelo Irã,pois acreditam que o Irã utilizara para produção de bombas atômicas.Na minha opinião a aplicação de sanções não irá fazer com que o Irão mude de idéia e diminua a porcentagem de enriquecimento,A atitude de punições contra este país pode acarretar outros rumos não pacíficos.

    ResponderExcluir
  12. http://www.youtube.com/watch?v=U034kftE1B8
    Cliquem neste link que dá acesso a um vídeo no you tube que mostra como Lula é visto em Israel.
    O vídeo é de um programa de humor de Israel satirizando o Lula.

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Lula comprou urânio do Irã e pode também ter comprado uma briga ferrada com os Judeus e Estado-Unidenses.
    Além disso pode ter comprado uma crise petrolífera bem ferrada com os Judeus.
    A diplomacia do Brasil foi pra mer... também.

    ResponderExcluir
  15. Pode ter comprado também uma briga com os Árabes, o Brasil vai se ferrar nessa...
    Comprar urânio pra quê?Tem tanta coisa pra melhorar no país e o imbecil vai comprar urânio.É nóis que tá na guerra, bruxão!

    ResponderExcluir
  16. Para provocar uma reação de fissão nuclear nos reatores de água pressurizada, é preciso dispor de um urânio que contenha entre 3% e 5% do isótopo 235. Ambos os isótopos, 235 Uranio e 238 Uranio , têm as mesmas propriedades químicas. A única diferença física entre eles são os três nêutrons que explicam uma pequena diferença de massa atômica.

    ResponderExcluir
  17. Urânio enriquecido é o urânio cujo teor de 235U (urânio-235) foi aumentado, através de um processo de separação de isótopos. O urânio encontrado na natureza, sob a forma de dióxido de urânio (UO2), contém 99,284% do isótopo 238U ; apenas 0,711% do seu peso é representado pelo isótopo 235U. Porém o 235U é o único isótopo existente físsil na natureza em proporções significtivas.O urânio enriquecido é um componente crítico, tanto para uso civil (geração de energia nuclear), quanto para uso militar (produção de armas nucleares). Compete à Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) monitorizar e controlar a produção segura e o destino do urânio enriquecido para a geração de energia atômica, de modo a evitar a proliferação de armas nucleares

    ResponderExcluir
  18. ...Uranio enriquecido é o urânio cujo teor de 235U (urânio-235) foi aumentado, através de um processo de separação de isótopos. O urânio encontrado na natureza, sob a forma de dióxido de urânio (UO2), contém 99,284% do isótopo 238U ; apenas 0,711% do seu peso é representado pelo isótopo 235U. Porém o 235U é o único isótopo existente físsil na natureza em proporções significtivas.
    ...Uranio empobrecido,também conhecido como urânio exaurido, urânio esgotado ou DU (do inglês depleted uranium), basicamente composto do isótopo 238U (urânio-238), de difícil fissão, é o subproduto do processo de enriquecimento ou do reprocessamento de urânio para obtenção do isótopo 235U (urânio-235), que é usado para fissão em reatores e armas nucleares.

    ResponderExcluir
  19. A base para o acordo seria o entendimento fechado em outubro entre o Irã, a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) e o chamado grupo P5+1, formado pelos cinco países do Conselho de Segurança da ONU (Estados Unidos, Rússia, China, Grã-Bretanha e França) mais a Alemanha.

    A negociação previa o envio de cerca de 70% do urânio iraniano com baixo índice de enriquecimento (3,5%) para a Rússia e para a França, onde seria processado e transformado em combustível para um reator nuclear, com enriquecimento de 20%.

    Portanto os governantes devem ter a mais plena e rasa consciencia do que estão fazendo pra num futuro na haver prejuizos!

    ResponderExcluir
  20. Ae galera, saiu hoje, quarta-feira, 9 de junho, no uol:

    http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/internacional/2010/06/09/novas-sancoes-da-onu-contra-o-ira-devem-ir-para-o-lixo-afirma-ahmadinejad.jhtm

    Em toda a página temos as ultimas notícias das sanções aprovadas sobre o enriquecimento de urânio no Irã, e mais a frente, possui um vídeo que explica detalhadamente, como se dá o enriquecimento do urânio.

    É bem interessante =)

    ResponderExcluir
  21. Valeu Renato. É isso ai mesmo que eu quero, o engajamento de todos. Assim, aprendemos mais uns com os outros. Valeu pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  22. Pessoal, leiam esta reportagem da Folha de São Paulo, com delcarações do presidente iraniano.

    http://www1.folha.uol.com.br/mundo/749281-ira-se-recusa-a-suspender-producao-de-uranio-enriquecido-a-20.shtml

    ResponderExcluir
  23. O ataque de Israel sobre o Irã parece estar próximo e tudo indica que será devastador.

    Israel já posicionou no Golfo, perto da costa Iraniana, 3 submarinos equipados com mísseis nucleares. Os submarinos da 7º Flotilha, Dolphin, Leviathan e Tekuma, construidos na Alemanha, cada um com tripulação de 48 homens, são capazes de lançar um missil nuclear, apesar da propulsão dos submarinos ser diesel-elétrica. Os submarinos podem permanecer no mar por cerca de 50 dias, e submersos até 1.150 pés abaixo da superfície pelo menos durante uma semana. Alguns de seus mísseis de cruzeiro estão equipados com as mais avançadas ogivas do arsenal nuclear israelita, com alcance a qualquer local dentro do território Iraniano.

    ResponderExcluir
  24. Na real, esse mundo não tem mais jeito mesmo. O pais que mais grita é o que tem mais bombas nucleares. Por que não se aplica sansões economicas aos Estados Unidos? Porque não desativamos tudo que se utiliza de energia nuclear e a aposentamos de vez.? Por que todos os recursos naturais não são considerados patrimonio mundial e todas as formas de energia sejam interligadas entre os paises para uma unica e solida geração de energia? Sei que é utopia, mas é possivel. É só o ser humano largar seu egoismo e ignorancia de lado.

    ResponderExcluir
  25. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  27. É mas uma palhaçada do presidente brasileiro, dizendo para o brasil e o mundo que o irã fez um acordo, que iria para de enriquecer uranio, ta ai a prova que é so para inglés ver o acordo irãniano, os EUA tem toda a razão, que o irã nunca parou de enriquecer uranio, eles estãos é querendo ganha tempo, e ainda tem uns bestas aqui nesse espaço defendendo o mentiroso lula, que a unica finalidade disso e usa esse acordo mentiroso para a campanha eleitoral e se auto promove com essa mentiraiada.

    ResponderExcluir